quinta-feira, 21 de abril de 2011

Visitas dos índios Cariri-Xocós na Casa Brasil

Em comemoração do dia do Índio (comemorado no dia 18 de Abril), no dia 13 de Abril, Índios da tribo Cariri-Xocós do estado da Alagoas, fizeram um encontro na Casa Brasil de Imbariê,onde apresentaram sua cultura e sua arte.





Em seguida, fomos fazer uma visita a uma creche do bairro de Imbariê, a Creche municipal Monsenhor Libreloto, onde os Índios fiseram uma apresentação de seus artesanatos e danças de sua tribo para as crianças e no final todos dançaram.







Também fizemos um entrevista em vídeo, que em breve estará disponível aqui no blog.

Os cariris-xocós (também chamados de Kariri-Xocó) são um grupo indígena brasileiro que habita na margem esquerda do rio São Francisco, nos limites do município de Porto Real do Colégio, no estado de Alagoas, mais precisamente na Área Indígena Kariri-Xocó. Atualmente, 1500 índios, em média, formam o grupo indígena. Os Kariri-Xocó são originários da fuão de diversoss grupos indígenas que no final do século XIX buscaram refúgio no aldeamento dos Kariris de Colégio, entre eles os Xocó, Fulni-ô, Natu, Caxagó, Aconã, Pankararu, Karapotó e Tingui-Botó. (fonte Wikipédia)

Mais fotos Orkut Casa Brasil.
Texto e fotos:Cristiano Ludgerio (coordenador de Multimídia) e Wallace Rodrigues dos Santos (Coordenador da Casa Brasil)

Nenhum comentário:

Postar um comentário